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Qual é a importância do cálcio para o nosso organismo?

Cálcio: importância e benefícios para a saúde

Já sabemos que o cálcio é indispensável para um bom funcionamento do nosso organismo, desempenhando diversas funções. Importantíssimo principalmente na infância e na adolescência, épocas em que 90% da massa óssea é formada, vai muito além de agir na formação de ossos e dentes. Esse nutriente também regula a coagulação e participa das funções neuromusculares.

O cálcio é o mineral encontrado em maior quantidade no corpo humano, correspondendo a cerca de 1 a 2% do peso de um adulto. Quando consumido desde cedo, a criança evita vários problemas futuros. Gestantes também devem ter atenção redobrada, além dos idosos, já que o risco de osteoporose aumenta na terceira idade. Descubra mais sobre sua importância para a saúde!

Benefícios do cálcio

O principal papel do cálcio é realmente a formação dos ossos e dentes – onde está 99% concentrado. Uma dieta com a quantidade ideal desse mineral também é essencial para manter a massa óssea e garantir a integridade do esqueleto. Como foi dito, ele também participa das funções neuromusculares. Seu impulso para o interior das células das fibras dos músculos promove reações que geram a contração muscular.

Além disso, o cálcio atua como mensageiro no interior das células, ligando-se a proteínas e fosfolipídios, deixando a membrana permeável. Nas células das glândulas adrenais, por exemplo, ele se encarrega de secretar os hormônio. Outro papel relevante é na coagulação do sangue, ativando condições que permitem que esse processo aconteça. Pesquisas indicam que uma alimentação com bons níveis de cálcio ajuda a controlar a pressão arterial, prevenindo e até tratando a hipertensão. Estudiosos também acreditam que o aumento do consumo desse nutriente reduz a massa gorda, evitando a obesidade.

Principais fontes de cálcio

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que sejam ingeridos 1000 mg de cálcio diariamente, no caso de um adulto saudável. Essa quantidade pode variar de acordo com a idade, hábitos de vida e predisposição genética a certas doenças. Não há grandes diferenças no valor ideal para homens e mulheres, mas pode ser maior em fases de crescimento, para grávidas e, especialmente, idosos.

As principais fontes de cálcio são, claramente, o leite e seus derivados. Também está presente nos vegetais e peixes como sardinha, salmão e bacalhau. As folhas verde-escuras são ricas nesse nutriente. Mas atenção! Evite combinar com alimentos que possuem muitas fibras, pois podem prejudicar a absorção do mineral pelo organismo.

 

Suplementação

Agora você já sabe os benefícios do cálcio… Mas, em alguns casos médicos, é importante suplementá-lo para manter níveis saudáveis e prevenir doenças como osteopenia, artrite, artrose e osteoporose. Você já conhece as cápsulas de Cálcio 600?

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