PARA MULHERES

Janeiro Branco: Mês do cuidado com a Saúde Mental.

Você deve ter se deparado com o tema “Janeiro Branco” enquanto assiste a televisão ou enquanto navega na internet nas últimas semanas. Mas afinal, você sabe do que se trata?

Janeiro Branco é uma importante campanha criada com o objetivo da conscientização da Saúde Mental e Emocional no País. Foi idealizada pelo psicólogo Leonardo Abrahão, juntamente com alguns outros psicólogos de Uberlândia (MG).

A campanha foi colocada em ação pela primeira vez em 2014. E, desde lá, ocorre todos os anos no mês de janeiro. O primeiro mês do ano e a cor branca foram escolhidos, pois, segundo os psicólogos, o ano novo é quando normalmente ficamos mais reflexivos sobre nossas vidas. Sejam as coisas que aconteceram no ano que passou, ou no que queremos para o ano que está começando.

Afinal, é uma nova oportunidade para colocar em prática tudo que idealizamos para nós mesmos. Neste caso, é o momento em que muitas pessoas podem ser inspiradas a reescreverem as suas próprias histórias de vida.

 A importância do Janeiro Branco para a Saúde Mental

A Organização Mundial de Saúde (OMS), informou que uma a cada quatro pessoas vai sofrer com algum transtorno mental durante a vida.

E estudos recentes mostram um aumento alarmante de casos de depressão e ansiedade. Principalmente, após o início do Covid-19, no ano de 2020. Sendo assim, infelizmente, a situação de confinamento e distanciamento social acaba afetando ainda mais saúde mental da população.

As pessoas dão bastante atenção à saúde física, porém, se esquecem de cuidar também da saúde mental, que é tão importante. Pois, possibilita que as pessoas consigam lidar com emoções positivas e negativas do cotidiano. Além de conviver socialmente de uma forma saudável.

Por este motivo, o Janeiro Branco é tão importante no auxílio da saúde psíquica.

Um pacto pela Saúde Mental

Segundo o site da campanha, o Janeiro Branco também promove palestras, oficinas, cursos, workshops, entrevistas midiáticas, caminhadas e rodas de conversa, ajudando assim a população a cuidar diariamente da sua saúde mental. Além de incentivar as pessoas a procurarem ajuda de especialistas no assunto.

A campanha também convida todas as instituições a fazerem um pacto pela Saúde Mental e Emocional da população. Seja planejando ações em nome do Janeiro Branco, organizando grupos e células dentro da empresa, entre outros. O importante é fazer parte e ajudar a espalhar informações sobre a Saúde Mental.

Apesar de Janeiro Branco, ser o mês do cuidado com a Saúde Mental. O ideal é que as pessoas entendam, de uma vez por todas, a importância de cuidar da mente o ano inteiro e não somente no mês de janeiro.

Cuide de você, coma alimentos saudáveis, pratique exercícios, e sempre que for necessário, procure ajuda de um profissional. Todo cuidado conta. Afinal, como diz o lema da campanha: Quem cuida da mente, cuida da vida!

Você pode gostar