Todo mundo sabe que menopausa nada mais é do que a cessação do período menstrual que transcorreu desde a adolescência até a idade da parada do fluxo, em média, entre 48 e 51 anos de idade, devido à interrupção da produção dos hormônios femininos pelos ovários. O climatério é o período de transição em que a mulher passa da fase reprodutiva para a fase de pós-menopausa.
Desse modo, como a mulher passa por inúmeras transformações, seja no âmbito interno como no externo, doenças como depressão podem sim ser desencadeadas.
Na verdade, o humor volátil é uma característica marcante neste período. Inseguranças recorrentes e declínio da atividade sexual também, pois há uma diminuição considerável da libido.
A mulher também pode ser acometida por fortes dores de cabeça e uma sensação de fraqueza e tontura.
Tudo isso, se não tiver um acompanhamento necessário, pode levar a tristeza profunda e acarretar problemas como depressão.
Além do mais, é muito importante recorrer à alimentação correta, suplementação e procurar, sobretudo, atividades prazerosas. Estar perto de pessoas leves e positivas também é um ótimo antídoto.